Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste - Juiz de Fora/MG

Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste - Juiz de Fora/MG

SES dá parecer favorável para ampliação das bases na Macrorregião Sudeste

Consórcio também poderá receber um helicóptero para atender exclusivamente as demandas da saúde em toda a região de cobertura do consórcio

 

O SAMU – 192 / CISDESTE recebeu parecer favorável da Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Minas Gerais para ampliação das suas bases descentralizadas. A expansão contemplará regiões com vazios assistenciais e alta demanda de atendimento, segundo estudo técnico.

O anúncio da ampliação das bases aconteceu durante a Oficina de Revisão do Plano de Ação Regional da Rede de Urgência e Emergência (RUE) da Macrorregião de Saúde Sudeste, na semana passada.

Para  Secretário Executivo do SAMU 192 – CISDESTE, Denys Arantes Carvalho, este é um momento histórico para a Rede de Urgência e Emergência. “Depois de nove anos de funcionamento do SAMU-192/CISDESTE, recebemos a grande notícia da aprovação do estudo realizado pelo Consórcio, em conjunto com o Comitê Gestor, que trata da ampliação das bases decentralizadas na região sudeste de MG. A partir de dados estatísticos, epidemiológicos, com estudo 100% técnico, avaliando número de atendimentos, rodovias etc., foi definido o aumento do número de ambulâncias, garantindo um tempo-resposta ainda melhor à população”, explicou.

A Referência Técnica da Coordenação Estadual de Serviços Móveis de Urgência e Emergência, Bárbara da Silva Carneiro, foi uma das profissionais que analisou a proposta de ampliação, com um estudo criterioso, realizado pelo Consórcio e pelo Comitê Gestor da Rede de Urgência e Emergência. Segundo ela, a ampliação irá melhorar ainda mais o tempo-resposta (tempo até a chegada da equipe ao local do atendimento) do SAMU 192 – CISDESTE.

“Os dados mostram que o tempo-resposta já era bom, mas com a ampliação vai melhorar ainda mais. O território é extenso e tem algumas regiões que possuem vazios assistenciais, como Pirapetinga, agora será contemplada; a região de Cataguases, que, com mais uma USA, irá melhorar o tempo-resposta de transferências inter-hospitalares”, explica.

Bárbara explicou que, agora, a proposta de ampliação, com o parecer favorável do Estado, será encaminhada para o Ministério da Saúde.

O promotor de Defesa da Saúde, Rodrigo Barros, explicou que o aumento das bases já era uma necessidade que, tanto o SAMU 192 –  CISDESTE quanto o próprio Comitê Gestor da Rede Urgência e Emergência, já haviam levantado e vinham buscando solucionar, em função do aumento das demandas por atendimento em nossa região.

“Nós temos municípios que vão ser contemplados agora com a ampliação. Também teremos o incremento de unidades em locais estratégicos como Juiz de Fora e Cataguases, possibilitando tanto a disponibilidade da unidade com mais rapidez no atendimento, quanto garantindo a realização das transferências Inter-hospitalares daqueles casos mais graves, que o SAMU desempenha esse relevantíssimo serviço, de transportar um paciente de um hospital para outro,” explica.

Segundo o Dr. Rodrigo Barros, além do incremento das bases móveis, o CISDESTE também poderá ser contemplado com um helicóptero exclusivo para atender as demandas da saúde das macrorregiões Sudeste e Leste do Sul. “Essa aeronave, se tudo der certo, até 2024 já estará em operação. Ela vai potencializar e muito a capacidade de atendimento do SAMU,” explicou.

O superintendente da regional de saúde de Juiz de Fora, Renan Guimarães de Oliveira, destacou que a proposta de ampliação das bases faz parte da história de todos, CISDESTE, SAMU e a própria Macrorregião Sudeste.

“Foi feito um estudo técnico onde se há uma propositiva de alocação de novas unidades básicas e avançadas em todo o nosso território, ampliando a cobertura e reduzindo o tempo resposta em algumas regiões. Então, agora a gente avança no território, teremos mais ambulâncias para podermos dar maior cobertura, maior agilidade e maior atendimento a correspondente número de usuários. Então agora a gente espera a pactuação CIB (Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Minas Gerais) -SUS e a habilitação, que será feita pelo Ministério da Saúde

Renan acrescentou que a chegada da aeronave também depende da validação do Ministério da Saúde. “Já existe um indicativo por parte da RUE dessa aeronave pra Macrorregião Sudeste, que potencialmente, também atenderá a Leste do Sul, mas isso depende de toda a tramitação para aprovação e validação pelo próprio Ministério da Saúde,” explicou.

 

Macrorregião sudeste faz revisão de componentes assistenciais da Rede de Urgência e Emergência

Representantes dos 94 municípios pertencentes às unidades regionais de saúde da macro sudeste e representantes do Corpo de Bombeiros e do SAMU-192 / CISDESTE estiveram presentes na Oficina de Revisão do Plano de Ação Regional da Rede de Urgência e Emergência (RUE) da Macrorregião de Saúde Sudeste. O objetivo do encontro foi alinhar de forma assertiva os componentes assistenciais da rede de urgência e emergência (RUE), que resultando em um melhor atendimento de saúde à população.

 

Município (Microrregião) Ampliação
Cataguases (Leopoldina / Cataguases) 1 USA
Divino (Carangola) 1 USB
Fervedouro (Carangola) 1 USA
Juiz de Fora 2 USB
Liberdade (Lima Duarte) 1 USB
Mar de Espanha (São João Nepomuceno / Bicas) 1 USB
Mercês (Ubá) 1 USB
Miradouro (Muriaé) 1 USB
Pirapetinga (Além Paraíba) 1 USB
São João Nepomuceno (São João Nepomuceno/ Bicas) 1 USB