Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste - Juiz de Fora/MG

Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste - Juiz de Fora/MG

SAMU 192-CISDESTE participa do Encontro de Gestores da Saúde da Macrorregião Sudeste de Minas Gerais

O SAMU 192-CISDESTE participou ontem (1/3) do Encontro de Gestores da Saúde da Macrorregião Sudeste de Minas Gerais. Além do presidente Edson Teixeira Filho e do Secretário Executivo, Denys Arantes Carvalho, estiveram presentes prefeitos e secretários de saúde dos municípios consorciados ao CISDESTE e representantes do administrativo e da assistência do Consórcio.
A atividade contou com a presença do Diretor do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência do Ministério da Saúde, Nilton Pereira Júnior, da Deputada Federal, Ana Pimentel (PT), do Promotor de Saúde, Rodrigo Barros, da Prefeita Margarida Salomão, do Presidente do SAMU 192 – CISDESTE, Edson Teixeira Filho, além de outras autoridades.
O evento teve como proposta discutir melhorias para a saúde especializada e a rede de urgência e emergência da região sudeste de Minas Gerais. Desta forma, o representante do Ministério da Saúde esteve presente não apenas para apresentar novos projetos para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde na região, mas também para ouvir os gestores municipais e regionais.
A anfitriã Prefeita Margarida Salomão abriu o evento saudando os presentes e declarando-se bastante esperançosa com os projetos trazidos pelo Ministério da Saúde para as melhorias da rede de saúde da região, que hoje conta com uma grande demanda de usuários.
“Na medida em que você (referindo-se ao Nilton) nos anuncia que, de fato, vamos ter uma intervenção significativa na área de saúde especializada, essa notícia é muito bem-vinda, será uma injeção de qualidade da saúde pública da nossa região e do nosso município”, ressaltou.
Já o Presidente do SAMU 192 – CISDESTE, Edson Teixeira Filho, destacou a proposta de aumento das bases descentralizadas do SAMU na região, que é um pedido antigo dos municípios, e que agora está próximo de ser concretizado, como uma grande melhoria esperada. “Muito bom estar aqui para discutir sobre as diversas demandas da área da saúde que precisam melhorar, principalmente o aumento de bases.”
A Deputada Ana Pimentel classificou o evento como um momento importante para se pensar nos desafios que da região para garantir o direito à saúde da nossa população. “Para nós, que acompanhamos toda a história do Sistema Único de Saúde, sabemos que precisamos de uma gestão que, de fato, consiga ter sensibilidade para que o projeto do SUS de materialize e concretize.”
O Promotor Rodrigo Barros ressaltou que a Urgência e Emergência demanda uma busca de melhoria contínua de todos os representantes da rede. “Realmente é um desafio para todos nós buscarmos sempre melhorar. Por mais que muitas situações positivas tenham sido alcançadas, a rede demanda uma melhoria contínua para que possamos qualificar o acesso ao sistema público de saúde e dar uma resposta mais rápida aos seus usuários”, explicou.Em suas palavras iniciais, Nilton Pereira Júnior ressaltou que a região de Juiz de Fora é referência na área da saúde no Brasil. “já fiz análises comparando o Sistema Único de Saúde do Brasil, Minas Gerais e Juiz de Fora sempre está acima da média em vários pontos, seja na atenção primária, especializada ou na Urgência e Emergência. Por isso, é um grande prazer estar aqui para discutir as melhorias para a rede de urgência e emergência da desta região. O interesse nosso é reduzir mortalidade, melhorar a qualidade de vida, reduzir o sofrimento da população que tanto precisa do SUS e vamos conseguir fazer isso juntos.”

Novas estratégias e financiamentos expressivos
Na apresentação preparada para este encontro, Nilton Pereira Júnior destacou alguns dos projetos do Ministério da Saúde para o fortalecimento da saúde não apenas na região, mas em todo o País. Ele explicou que o Governo Federal está traçando novas estratégias, que terão financiamento expressivos para várias áreas da rede de atenção especializada e de urgência e emergência, entre elas, a rede de atenção obstétrica e neonatal. Para a RUE, o Diretor do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência ressaltou a previsão de aumento expressivo de frota. “Esse ano, vamos entregar mais de 100 ambulâncias para todo o Estado de Minas Gerais”, garantiu.
Nilton também explicou que o Ministério da Saúde está trabalhando em uma estratégia de recriação das ‘salas de estabilização’, que serão instaladas nas unidades básicas de saúde ou pronto-atendimentos municipais e que receberão custeio do Ministério da saúde. Essas instalações serão usadas para a estabilização do quadro de saúde de pacientes em situação de urgência e emergência até que eles possam ser removidos com segurança a um hospital de referência.
Nilton destacou, ainda, a importância do trabalho dos Núcleos de Educação Permanente do SAMU para a capacitação e reciclagem dos profissionais e elogiou o trabalho conjunto que as Centrais de Regulação do SAMU, incluindo a do CISDESTE, e dos hospitais têm feito. “É preciso que as centrais de regulação em todo o país trabalhem de forma integralizada”.