Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste - Juiz de Fora/MG

Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste - Juiz de Fora/MG

SAMU 192 – CISDESTE participa de reunião com Ministério da Saúde

Em pauta, estiveram o Piso da Enfermagem, a importância do desenvolvimento de carreiras no SAMU e renovação da frota

O Secretário Executivo do SAMU 192 – CISDESTE, Denys Arantes Carvalho reuniu-se com representantes do Ministério da Saúde para tratar de diversos assuntos de interesse do Consórcio e de seus colaboradores. Também participaram da reunião gestores de outros consórcios do estado de Minas Gerais.

Entre os temas discutidos, foram abordados a recomposição do repasse do Governo Federal para o Consórcio, a importância de se criar um plano de desenvolvimento de carreiras para os profissionais do SAMU, a renovação do parque tecnológico e a necessidade de renovação da frota de veículos, uma vez considerado o uso severo ao longo da macrorregião.

Segundo Denys, investir no desenvolvimento dos profissionais é ponto-chave para o fortalecimento dos consórcios, pois contribui para a melhoria da produtividade dos colaboradores e, principalmente, na retenção de talentos.

“Trabalhar a carreira dos nossos profissionais irá contribuir para um ambiente de trabalho mais produtivo e motivador nos consórcios. Afinal, incentivar e investir no desenvolvimento dos colaboradores é uma forma de valorizá-los e garantir que eles permaneçam conosco. É um processo em que todos irão ganhar: colaboradores, CISDESTE e, principalmente, a população, que continuará contando com um atendimento de urgência e emergência de excelência”.

Na oportunidade, o Secretário Executivo também destacou a importância de se olhar para a categoria de condutor-socorrista, buscando melhorias para a carreira e para os demais trabalhadores assistenciais e administrativos do Consórcio. Conforme explicado na reunião, o investimento na carreira passa pelo custeio progressivo por parte dos entes, a fim de garantir os recursos necessários aos investimentos.

“O Governo Federal, recompondo os valores, permitirá trabalharmos a carreira. São todos parte de uma engrenagem em prol da vida. São profissionais que têm nossa admiração e respeito pelo trabalho desempenhado”.

Além disso, foi debatido com o Ministério da Saúde a urgência do rateio da contribuição federal para o pagamento do piso da categoria de enfermagem. Conforme Denys, a pauta se faz crucial para que o SAMU seja contemplado pelo Governo.

“Reconhecemos a importância da categoria. Para isso, precisamos que o repasse seja encaminhado aos Consórcios o quanto antes e é isso que estamos buscando, vez que sem os repasses os Consórcios não têm condições de arcar com o piso”, explicou.

O Governo Federal está trabalhando em conjunto com estados e municípios e também com o SAMU para que o merecido reconhecimento à categoria seja concedido da forma mais adequada e rápida possível.  Nesse sentido, o Ministério da Saúde está em diálogo com CONASS e CONASEMS, prefeitos, governadores e parlamentares, bem como com a Advocacia Geral da União (AGU), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e demais órgãos de governo, buscando equacionar as questões operacionais e administrativas ainda existentes.