Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste - Juiz de Fora/MG

Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste - Juiz de Fora/MG

CENTRAL DE REGULAÇÃO DO SAMU192 CISDESTE RECEBE QUASE 190 MIL LIGAÇÕES NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2023

A Central de Regulação do SAMU 192 – CISDESTE recebeu 189.616 ligações, de janeiro a junho deste ano. Desses chamados, 57.978 resultaram em atendimentos, sendo 28.363 pelas Unidades Básicas de Atendimento (USB), 5.290 pelas Unidades Avançadas de Atendimento e 24.325 pelos próprios médicos reguladores, que orientaram a população via telefone. Esses números foram apresentados ontem pelo Diretor Médico do SAMU – CISDESTE, Homero Calderaro, durante a Reunião da Rede de Urgência e Emergência (RUE), que contou com a participação do Promotor de Saúde, Rodrigo Barros, do Secretário Executivo do SAMU 192 – CISDESTE, Denys Arantes Carvalho. dos superintendentes regionais de saúde da região Sudeste e Leste do Sul de Minas Gerais,  além de representantes dos municípios e hospitais conveniados ao SUS.

Dr. Homero também apresentou informações detalhadas por região e por tipos de atendimento. Os números servem de base para que municípios e órgãos pertencentes à RUE possam criar políticas públicas relacionadas à área da saúde. Os dados mostram que a procura pelo 192 tem sido crescente, superando a demanda dos últimos anos.

ACIDENTE DE MÚLTIPLAS VÍTIMAS

Durante a reunião, o Coordenador de Enfermagem do SAMU, Alesandro Teixeira Moraes, levantou a necessidade de se criar um plano de contingência para atendimento de múltiplas vítimas de acidentes e catástrofes. A sugestão foi aprovada pelos demais participantes, que definiram que em 30 dias devem ser apresentadas as propostas.

Também ficou determinado que, a partir do segundo semestre de agosto serão realizadas reuniões nas microrregiões, com o objetivo de discutir as peculiaridades de cada localidade no atendimento de urgência e emergência.