Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste - Juiz de Fora/MG

Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste - Juiz de Fora/MG

SRS e SAMU 192 – CISDESTE promovem capacitação para cuidados com o AVC

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) Juiz de Fora, em parceria com o SAMU 192 – CISDESTE, promoveram nesta terça-feira, uma Capacitação Médica para Linha de Cuidado do AVC (Acidente Vascular Cerebral). A atividade aconteceu de forma híbrida, presencialmente no auditório do CISDESTE e transmitida via internet. O Secretário Executivo do SAMU – CISDESTE, Denys Arantes Carvalho, o Promotor de Saúde, Rodrigo Barros e o Superintendente Regional de Saúde, Renan Guimarães de Oliveira, abriram a capacitação.
 
O evento contou com a participação de médicos dos 94 municípios da macrorregião Sudeste do SAMU/CISDESTE, além dos profissionais que atuam em Ponto Atendimento, UPA’s 24h, hospitais que realizam atendimentos de urgência e emergência e que atuam na Atenção Primária em Saúde.
 
O Consultor de Urgências do SAMU /CISDESTE, César Nitschke e o Coordenador do Nível de Atenção 1 do Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus (HMTJ) e Coordenador do Atendimento ao AVC da Macrorregião Sudeste de Minas Gerais, Bruno Barbosa Leite, ministraram a qualificação, cuja intenção foi capacitar os médicos para o reconhecimento, o atendimento e a correta condução dos casos de acidente vascular cerebral (AVC).
 
“O objetivo da capacitação foi deixar de forma homogênea e clara para os médicos que atuam na urgência e emergência e na atenção primária das 94 cidades da macrorregião de Juiz de Fora, de forma que a gente consiga fazer a triagem desse paciente da melhor forma para o hospital de referência, que é o HMTJ, para que ele chegue o quanto antes e consiga ter acesso o tratamento ideal do AVC agudo,” explicou o Dr. Bruno.
 
O treinamento teve como base um estudo criterioso realizado pelo Dr. Bruno e pelo Dr. César, além de outros profissionais da área médica, levando em consideração a capacidade técnica e os recursos disponíveis nas unidades hospitalares da macrorregião, além de outras variáveis.