Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste - Juiz de Fora/MG

Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste - Juiz de Fora/MG

SAMU 192 – CISDESTE participa de reunião conjunta sobre a construção do Hangar que irá basear aeronave para a Rede de Urgência e Emergência

Ontem foi dado mais um passo para a vinda da aeronave que riá atender a Rede de Urgência e Emergência das regiões Sudeste e Leste do Sul de Minas Gerais. O presidente do SAMU 192 – CISDESTE, Edson Teixeira Filho, o Secretário Executivo, Denys Arantes Carvalho, o Promotor de Saúde, Rodrigo Barros, o Superintendente Regional de Saúde, Renan Guimarães de Oliveira e o Comandante do 3º Comando Operacional De Bombeiros, Coronel Winderson Alain Moura, realizaram uma reunião conjunta com a Prefeita de Juiz de Fora Margarida Salomão.

O objetivo do encontro foi solicitar o apoio do Município de Juiz de Fora com a cessão de um espaço no aeroporto da Serrinha para a construção de um hangar onde ficará baseada a aeronave, o que foi atendido de imediato pela prefeita Margarida Salomão.

Durante a reunião com a Prefeita, o Presidente Edson falou sobre a importância da vinda da aeronave, que irá atender a população uma população de mais de 2.300.000 pessoas, em casos de Urgência e Emergência e transportes inter-hospitalares. “E a ideia é que assim que a aeronave estiver disponível, tudo esteja pronto para que ela entre logo em operação”, explicou.

Para o Superintendente Regional de Saúde, o próximo passo, agora, é garantir a construção da área para poder receber a aeronave. “No que tange à Rede de Urgência e Emergência, existe a possibilidade dessa aeronave estar disponível para a Macrorregião Sudeste e essa estrutura irá garantir isso.”

O Promotor de Saúde, Rodrigo Barros, considerou a reunião bastante produtiva. “A reunião foi muito proveitosa, no sentido de que já ficaram definidas as responsabilidades no processo de condução do projeto que vai se iniciar com cessão do espaço no aeroporto”, explicou.

A operacionalização da aeronave será realizada pelo Corpo de Bombeiros que, atuando de forma integrada com os profissionais do SAMU, que irão tripular a aeronave.

“Trata-se de uma estrutura completa de atendimento do CBMG com especialização no Suporte Avançado à vida. É trabalho integrado com sistemas do SAMU onde a gente vem desdobrando o contexto da estruturação da edificação. A aeronave está em processo de aquisição, e em contexto paralelo, também, a aquisição dos outros materiais acessórios, bem como a formação da tripulação”, explicou o Coronel Winderson.