Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste - Juiz de Fora/MG

Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste - Juiz de Fora/MG

SAMU-192 / CISDESTE realiza 243.967 atendimentos durante o ano de 2022

De 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2022, o SAMU 192/ CISDESTE atendeu a 321.846 ligações. Desse total, 180 mil contatos resultaram em orientações por telefone, sejam elas médicas ou não. Já em 63.967 chamadas, as ambulâncias saíram das bases para o atendimento presencial das vítimas.

As causas clínicas foram as campeãs dos atendimentos presenciais feitos pelo SAMU-192 / CISDESTE, com 63,33% dos casos registrados, seguido dos atendimentos a vítimas de traumas, com 22,83%. Durante o ao de 2022, as ambulâncias do SAMU-192 ainda fizeram o transporte inter-hospitalar de 1.097 pacientes.

Os idosos foram os que mais receberam socorro de uma ambulância do SAMU – 192 / CISDESTE: em 45,50% dos atendimentos, as vítimas tinham mais de 60 anos.

O Cisdeste é um consórcio 100% público, tripartite, que reúne 145 municípios das regiões sudeste e leste do sul do estado de Minas Gerais em prol do atendimento regionalizado de Urgência e Emergência.

A sede está localizada em Juiz de Fora, onde estão distribuídas oito unidades móveis de atendimento, sendo 6 USB (Unidade de Suporte Básico) e 2 USA (Unidade de Suporte Avançado). Na região que integra o Consórcio, há, ainda, outras 54 ambulâncias.

O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, realizando o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas.

O atendimento é feito após contato telefônico pelo número 192. Técnicos recebem a ligação na Central de Regulação e, ao identificarem a emergência, imediatamente transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel (USA), com médico e enfermeiro. O médico regulador também é responsável por comunicar a urgência ou emergência aos hospitais e, dessa forma, reservar leitos para que o atendimento tenha continuidade em uma unidade hospitalar.